ANEA participa na escola para elaboração de regulamentos

ANEA participa na escola para elaboracao de regulamentos

Decorreu em Vienna (Austria), na sede da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) nos dias 09 a 21 de Outubro de 2022 mais uma Edição da Escola de Elaboração de Regulamentos: Programa Combinado de Protecção Radiológica e Segurança de Material Radioactivo (School for Drafting Regulations on Radiation Safety and Security of Radioactive Material) que contou com a participação dos quadros da Agência Nacional de Energia Atómica (ANEA), em representação de Moçambique.

Esta Escola constitui um workshop destinado a auxiliar os participantes na elaboração e revisão dos regulamentos de segurança nuclear dos seus respectivos países. Os participantes aprendem como harmonizar a sua legislação tendo em conta os padrões de segurança relevantes preconizados pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA). Um quadro regulamentar nacional independente e eficaz para a segurança é a base central para a segurança das instalações radioactivas e actividades nucleares num país.

A AIEA trabalha em estreita colaboração com seus Estados Membros para fortalecer suas respectivas autoridades reguladoras e funções regulatórias, inclusive ajudando-os a desenvolver regulamentos para a implementação de suas leis nacionais sobre segurança.

A Escola da AIEA é uma pedra angular importante na elaboração de Regulamentos sobre Segurança Nuclear e Radiológica, que está aberta a Reguladores dos Estados Membros da AIEA, pois nela partilham-se experiência na elaboração e implementação de regulamentos nacionais de segurança. A Escola baseia-se nas capacidades existentes do quadro pessoal dos órgãos reguladores, garantindo assim a sustentabilidade da capacidade dos reguladores de desenvolver e actualizar regulamentos e guias nacionais de segurança.

Cada sessão do programa da Escola é projetada para acomodar um grande número de participantes de Estados Membros que compartilham certos elementos, como idioma, tradições regulatórias ou o status actual de suas infraestruturas regulatórias. Isso permite que eles trabalhem juntos em grupos sinérgicos e troquem conhecimentos e experiências. Nesta sessão em particular se fizeram presentes os seguintes Estados Membros: Moçambique, Lesotho, Eswatini, Gâmbia, Ghana, Kenya, Malawi, Nigéria, Rwanda, Zâmbia e Seychelles.

No final de evento, espera-se que os participantes adquiram conhecimento e experiência suficientes para que possam garantir que os regulamentos sejam adequadamente enquadrados no futuro, sempre dentro do quadro legislativo nacional e de acordo com as normas internacionais de segurança e das melhores práticas.

Scroll to Top