Fontes de Cobalto-60 em Desuso Recebem Novo Sistema de Armazenamento Seguro no Hospital Central de Maputo

contetor foto 1

A Agência Nacional de Energia Atómica (ANEA) informa que, no dia 10 de Julho de 2025, foi reforçada a segurança e blindagem do armazenamento das fontes radioactivas de Cobalto-60 em desuso, herdadas do período colonial e até então mantidas no bunker do Hospital Central de Maputo (HCM).

Como parte de uma medida estratégica para o reforço da segurança e proteção radiológica nacional, foi alocado ao HCM um contentor especializado, com o propósito exclusivo de armazenar estas fontes radioactivas de Cobalto-60, de forma mais segura e conforme os padrões internacionais.

O contentor foi disponibilizado no âmbito da cooperação entre o ANEA e os Escritórios Segurança Radiológica do Departamento de Energia dos Estados Unidos da América, como parte de um esforço conjunto para reforçar a segurança e melhorar a gestão de fontes radioactivas em desuso no país.

A blindagem das fontes para o novo contentor, procedeu-se por meio da betonagem (isolamento das fontes com concreto), uma medida técnica essencial para garantir o confinamento seguro, estável e a longo prazo de fontes radioactivas, reduzindo significativamente os riscos associados, tais como extravio, contaminação, exposição, roubo, acesso ilícito, etc.

Esta acção representa um importante passo na modernização das infraestruturas de proteção radiológica em Moçambique, reforçando o compromisso da ANEA com a segurança da população, a proteção ambiental e o cumprimento das obrigações internacionais em matéria de segurança nuclear.

A ANEA agradece o contínuo apoio do Governo dos Estados Unidos da América e reafirma o seu empenho em garantir o uso seguro, pacífico e responsável das tecnologias nucleares em benefício do desenvolvimento do país.

Scroll to Top