Discuste-se em Maputo as Melhores Práticas de Monitoria Individual/Dosimetria 

IMG 20250401 WA0300 002

Decorreu na segunda-feira dia 31 de Março de 2023, nas instalações da  Agência Nacional de Energia Atómica (ANEA), em Maputo, de e forma presencial e virtual, O Primeiro Fórum Técnico Cientifico sobre a Implementação da Monitoria Individual, também conhecida por Dosimetria.

O Fórum reuniu, Especialistas, Investigadores (Nacionais e Internacionais), Representantes de Instituições de Académica, Centros de Investigação, Operadores/ Usuários /Proprietários de equipamentos e/ou fontes que emitem radiações ionizantes, Parceiros de Cooperação e Técnicos da ANEA.

Este evento visava reforçar a protecção de pessoas expostas a radiações ionizantes no seu dia a dia (trabalhadores ocupacionalmente) por meio da implementação de um serviço de monitoria, bem como colher experiência internacional para o progresso tecnologia nuclear em Moçambique (destaque para a intervenção dos especialistas de Portugal e do Brasil, que durante o evento partilharam suas experiências na gestão de laboratórios e as pesquisas por eles feitas nesta área)

De acordo com Moniz Zuca, Director Geral da ANEA, este evento buscou reforçar as acções tomadas pelas instituições com vista a protecção de pessoas expostas as radiações, destacando deste modo a entrada em funcionamento do Laboratório Nacional de Dosimetria, estabelecido em 2023 em parceria com a Agência Internacional de Energia Atómica. O estabelecimento do laboratório de dosimetria e um reconhecimento evidente da importância da Monitoria Individual na Protecção Radiológica para a melhoria da segurança na exposição ocupacional. A dosimetria no país continua a ser um desafio, apesar da capacidade instalada de monitorização de 5000 trabalhadores. Assim sendo, a ANEA recomenda aos operadores/ou usuários de equipamentos ou fontes que emitem radiações ionizantes a adopção de boas práticas e cumprimento das normas de protecção radiológica

Scroll to Top