Alunos do Colégio Pitágoras, do 12 o Ano, Secção de Ciências fizeram uma Visita de Estudo na passada terça-feira, dia 15 de Julho do corrente ano à Agência Nacional de Energia Atómica – Autoridade Reguladora (ANEA), sita na Praça 25 de Junho no 308, 2o Andar Direito, Maputo.
Agência Nacional de Energia Atómica – Autoridade Reguladora – é um Instituto Público, com autonomia administrativa, financeira, patrimonial e técnica, tutelada pelo Ministro que superintende a área de Energia. A ANEA regula o uso pacífico da tecnologia nuclear em Moçambique, e tem competência de licenciar, supervisionar, fiscalizar, inspeccionar e sancionar, nos termos da Lei de Energia Atómica (Lei no 8/2017, de 21 de Julho) e demais Legislação aplicável. Tem, também, como missão proteger pessoas, bens e meio ambiente dos efeitos nocivos das radiações ionizantes e garantir a segurança física de fontes radioactivas, materiais nucleares e instalações nucleares.
Os estudantes foram acompanhados pelos seus professores e foram recebidos pelo então Director dos Serviços de Licenciamento e Fiscalização, Moniz Ernesto Zuca, na data da realização da visita. Esta Visita de Estudo faz ou devia fazer parte das actividades escolares, precisamente nas Disciplina do ramo das Ciências, pois a mesma é de extrema importância, uma vez que serve como estimulo ao interesse dos estudantes de escolas públicas e privadas para disciplinas básicas lecionadas, com destaque para Física, Química, Biologia, Matemática, dentre outras, dando a conhecer as aplicações práticas da energia nuclear.
Os alunos durante a visita tiveram uma explicação (por meio de apresentações feitas pelos técnicos) do que é a ANEA, seu objecto, área de actuação, sua finalidade, alguns pormenores da aplicação da Energia Atómica em Moçambique, acordos Internacionais celebrados, a legislação que rege o uso da energia nuclear no pais, dentre outras curiosidades.
Ainda no decorrer da visita os estudantes foram apresentados equipamentos usados na monitória de radiações ionizantes, detalhando a especificidade de cada um, onde e em que momento são usados, e para que tipo de radiações ionizantes (Beta, Alfa, Gama e Neutrões.).
No final, o então Director do Licenciamento e Fiscalização, Moniz Ernesto Zuca (Novo Director Geral) aconselhou os estudantes a serem determinados, focalizados, persistentes no processo de aprendizado e enalteceu a iniciativa do Colégio Pitágoras.